Blog voltado para quem gosta de Música Cristã da mais alta qualidade e que não perde os melhores Clipes, para aqueles que gostam de Humor e Reflexões inteligentes...enfim, entre compartilhe e fique à vontade!!!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O MELHOR DA MÚSICA CRISTÃ NACIONAL - PARTE I


Nessa série de post's trarei alguns CD's Nacionais, (estamos precisando né?!) o blog Felizmente/Infelizmente preza pela qualidade acima de tudo e o mercado Internacional, ainda, tem dado um banho aqui no Brasil (pela qualidade desses aqui, não por muito tempo).
 
Estes albuns, pessoalmente pra mim (ô redundância hein?!rs), se destacam na multidão pela: Visão (Proposito), Qualidade Tecnica, Inovação (Criatividade) e claro pela unção, guardadas as devidas proporções, ao público a ser alcançado.   
 

A Música Cristã Brasileira, em todos os seus gêneros, vem passando por muitas transformações nos últimos anos, alguns se superando a cada novo projeto, outros regredindo ou estagnados na mesmice...mas na soma geral há um futuro muito promissor para aqueles que esperam por qualidade, criatividade e o que está acima de tudo isso, unção (entenda-se presença de DEUS).

O segredo de tudo a própria Palavra de Deus nos ensina: MODERAÇÃO. Alguns conseguem um trabalho tecnicamente perfeito, mas a unção passa longe, algo muito comercial...outros, tem uma unção fantástica que se juntasse um pouco de criatividade: vontade de realmente revolucionar, seria algo realmente bom, mas caem na repetição ano após ano.

Temos que observar tambem que há estilos que se destinam mais ao evangelismo do que a congregação, canções que tem o foco mais na natureza humana, não seriam tão coerentes se tocadas em um culto de domingo á noite, e vice-versa, canções que possuem um cunho de adoração vertical a Deus que se tocadas em público não alcançariam o objetivo de alcançar muitas pessoas devido a linguagem que esse público não conseguiria absorver.

Sinceramente, não curto o termo "GOSPEL" que relacionaram a música aqui no Brasil, não pelo termo Gospel, que vem do inglês e significa evangelho, mas pelo apelo comercial que lhe foi imposto. Prefiro usar o termo normal, Música Cristã Nacional, isso até não banalizarem ele tambem.


VamuqVamu...

Começando pelo Pra Que Outros Possam Viver... esse não é um mero album musical, outro pra enfeitar sua estante ou sua Biblioteca no PC, o destaque dele é a Visão. Há um proposito a ser alcançado atraves dele: Viver sua vida sacrificialmente...deixando suas vontades de lado e carregando a sua cruz, assim como Jesus ensinou. Junte essa mensagem Poderosa a uma qualidade tecnica nos arranjos de nível Internacional e você terá um dos melhores CD já produzidos no Brasil. 

Tempos Melhores é uma versão de "God of This City" do BlueTree, mais conhecida por ter sido cantada no Passion 2008 juntamente com a Brilharei do grande Matt Redman. Destaco ainda as faixas: Por Causa do Teu Amor e Mais Forte Que a Morte.

O CD tem uma pegada bem Rock Britânico, que me lembra muito o som do saudoso Delirious?,  é bem dosado entre músicas reflexivas e de celebração, é um projeto voltado pra Igreja com mensagens muito confrontantes, como é o caso da faixa tema do cd que é uma Pregação, onde Juliano Son faz uma analise do nosso papel de cristão atualmente, mais preocupados com o material, com nosso conforto, do que com as pessoas que precisam conhecer a verdade de Cristo a qualquer preço.


Livres Para Adorar
Pra Que Outros Possam Viver
2009
Rock / Adoração


1. Tempos Melhores
2. Eu Amo o Seu Coração
3. Tudo
4. Ridículo
5. Por Causa do Teu Amor
6. Não Há Outro Igual
7. Pra Que Outros Possam Ver
8. Vai Valer a Pena
9. Mais Forte Que a Morte
10. Em Teus Ombros
11. Brilharei



Palavrantiga, pra mim é a salvação da Música Nacional, esses caras estão fazendo uma verdadeira revolução na música cristã. Com um som contagiante, inspirativo e atual...bem longe dos clichês gospeis atuais.

Lançado a pouco tempo, já tem arrancando excelentes criticas em diversos meio de comunicação,  e para o primeiro album da carreira, antes tinham lançado apenas um EP, já se tornaram uma das maiores promessas musicais cristãs. Considero esse tambem um dos melhores albuns nacionais, e não vacilo em dizer que pode ser o melhor. Misturando um som meio Indie com Rock, ainda não tinha ouvido algo semelhante no mercado cristão aqui no Brasil. 
Simplesmente todas as músicas são incriveis, conseguem ser poéticas sem fugir da essência cristã, destaco: Amor Que Nos Faz Um, Eu Olhei O Meu Dia, Vem Me Socorrer e Rookmaaker.


Palavrantiga
Esperar é Caminhar
2010
Rock Alternativo / Indie


1. Amor Que Nos Faz Um

2. Feito de Barro
3. Eu Olhei O Meu Dia
4. Seguro Vou
5. Pensei
6. Vem Me Socorrer
7. Hoje Tem Guerra
8. Imagino
9. Tudo Que Não Vi É Tudo O Que Eu Preciso Aprender
10. Esperar É Caminhar
11. Palavra Antiga
12. Rookmaaker
13. Casa

DOWNLOAD



E encerrando o Post esse com certeza "Ainda Não é o Último", pra quem estava sentindo saudade e achado que os caras já tinham encerrado a carreira, eles vieram com tudo em 2010, gravadora nova: Sony Music (tão fracos hein??) foram os primeiros a serem contratados pelo novo selo cristão da Sony, e produziram um album irreverente e envolvente (marca registrada deles).

Versando muito sobre identidade, as músicas te confrontam a analizarem realmente quem você é e como tem agido e claro que não pode falta aquela velha critica a sociedade. Com uma sonoridade que se espalha bem pelas vertentes do Rock Clássico, trabalho realmente impecável.

Destaque: Neófito, Tudo Certo, A Terapia e Vou Me Lembrar



Resgate
Ainda Não é o Último
2010
Rock


1. A Hora do Brasil
2. Depois de Tudo
3. Outra Vez
4. Genérica
5. Neófito
6. Jack, Joe and Nancy In The Mall (The book Is On The Table)
7. O Vesúvio
8. Tudo Certo
9. Transformers
10. Uma Vuelta Más
11. A Terapia
12. Vou Me Lembrar

DOWNLOAD


5 comentários:

  1. Acho show posts como esse. . .
    Parabéns ao Leandro Vasconcelos pelo conteúdo, pela criatividade e por se renovar nos posts. . . Realmente o Gospel Brasileiro deve muitos aos três, ou às três bandas.

    ResponderExcluir
  2. Resgate e Palavrantiga são muito boas mesmo.
    Resgate esteve por muito tempo no topo, e ainda tem seu lugar... mas quando se fala de inovação (com qualidade) quem ganha é o Palavrantiga. As letras poeticas e inteligentes passam muito bem a mensagem de Cristo. E ao vivo conseguem ser ainda melhores!

    Pra mim só faltou o Thalles Roberto.

    Sou muito fã de musica em geral e ando sempre buscando novidades no meio gospel, que tem andado meio fraco... Gosto muito do seu blog é de suas sugestões. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Vlw Guilherme por compartilhar sua opnião...Resgate tem se superado no decorrer dos anos realmente, Palavrantiga vc falou tudo, e...

    essa é apenas a 1ª parte de uma série de Posts onde vou tentar trazer o q considero realmente bom na Música Cristã Brasileira...gosto do Thalles tambem, e irá surgir a oportunidade de compartilhar o que ele vem fazendo q tambem é muito bom.

    Fika a vontade pra conhecer o blog...tenho certeza q pelo q comentou vai gostar de muita coisa aqui!!! e continue comentando!!!

    ResponderExcluir
  4. Já estou a vontade. Hehe
    Leio o blog já faz um tempinho mas só agora decidi começar a comentar.
    Depois da uma olhada lá no meu blog (nosso blog = eu e outros amigos).
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. cara já conhecia o trabalho deles ha tempo são os melhores com certeza mais falta um nesta lista o Lucas Souza Banda com cd - Cidade do Amor fk na Paz blz

    ResponderExcluir