Blog voltado para quem gosta de Música Cristã da mais alta qualidade e que não perde os melhores Clipes, para aqueles que gostam de Humor e Reflexões inteligentes...enfim, entre compartilhe e fique à vontade!!!

terça-feira, 10 de maio de 2011

DAVID CROWDER*BAND: CHURCH MUSIC


Eu já deveria ter apresentado esse álbum aqui no blog há muito tempo, não me lembro qual o motivo de tanta espera. Todos os álbuns que tenho apresentado no WorldVasconcelos obrigatoriamente tem que passar pelo meu filtro, é muito difícil postar algo por simplesmente postar, ou porque as grandes "massas" estão esperando. Não é uma tarefa fácil montar um Ranking de todos os álbuns que tenho, mas esse CD ocupa com certeza um possível TOP 5.

Com a Aposentadoria do Delirious? ano passado, a David Crowder Band pegou a tocha para continuar revolucionando a Musica de Adoração Moderna. Uma grande responsabilidade que esses rapazes estão dando conta e até surpreendendo, em um mundo onde criar algo único e original está cada vez mais difícil.

Church Music é o 5º álbum de Estúdio da David Crowder Band, lançado em 22 de Setembro de 2009. Chegou ao  nº 1 na parada da Billboard de álbuns cristãos, e estreou em 11º na Billboard 200. Ele difere consideravelmente dos álbuns anteriores pelo uso pesado de sintetizadores e outros instrumentos eletrônicos, este estilo era limitado a apenas algumas músicas, porém no Church Music, uma batida eletrônica (no mínimo) está presente em quase cada faixa.
Em 2010, o álbum ganhou o Prêmio Dove Award de Melhor Álbum de Louvor & Adoração do Ano na
41ª GMA Dove Awards.


O projeto foi pensado para não ter fim, isso mesmo, todas as músicas estão conectadas, não há pausa entre elas e de forma eletrônicamente perfeita elas se unem, e quando a ultima música termina ela se emenda ao inicio da primeira. 

O álbum é influenciado em sua maioria pelos efeitos eletrônicos, mas também há muito Rock, guitarras pesadas e arranjos orquestrais de piano, as batidas da bateria também não são nada convencionais, destaque inprescindivel para a interpretação de David Crowder, com seu timbre vocal único.


A introdução Phos Hilaron (Hail Gladdening Light) prepara não apenas musicalmente o que está por vir, mas também liricamente, declarando a Glória de Deus e que Cristo é a nossa Luz.

Na Alleluia, Sing os pianos são marcantes juntamente com a batida da bateria, a canção é recheada de detalhes, você tem que parar para conseguir analisa-los. Nem comentarei a interpretação do David Crowder porque será fato marcante em todas as faixas, ele canta de forma espontânea e até com um certo relaxamento.

The Nearness que segue, consegue demonstrar melhor todo o conteúdo do álbum, aqui os vocais são divididos com Lacey Sturm, vocalista do Flyleaf. A letra fala de como Cristo se aproximou para pagar por nossa liberdade.

Shadow
versa sobre a  dualidade da vida: sombras e luzes, e ele canta que:
E ainda assim Ele vai trazer a escuridão para a luz, E ainda assim Ele ira trazer o dia para a noite. Quando as sombras caírem sobre nós, Nós não temeremos, Iremos nos lembrar. Essa canção também está presente no álbum Passion Here For You (2011), onde ganhou uma versão ao Vivo, com mais detalhes de cordas e um Rap do Rapper Lecrae.

Eastern Hymn
mantém a pegada eletrônica da The Nearness, é uma canção de celebração onde a DC*Band demonstra que não há barreiras para a Adoração Moderna, nela também há alguns momentos mais suaves justamente para dar o efeito de quebra.

SMS (Shine) segue e abre com o piano suave e uma batida eletrônica leve. Liricamente, como o resto do disco, é muito poética. O coro canta, "Brilhe a sua luz para que eu possa vê-lo, puxe-me eu preciso estar perto de você. Segure-me Eu preciso sentir o amor. Você pode superar esse coração que está superado?. também ganhou um clipe, que já postei, muito comovente e criativo.

Em um projeto como esse e difícil escolher canções preferidas, pois todas são fantásticas, mas tenho que escolher algumas 6 estrelas né?! então The Veil é uma delas. Conduzida por sintetizadores e pela batida pesada a abertura é excitante, aqui já se percebe um peso maior de Rock, o vocal feminino no final também dá uma sensação de mistério e profundidade,uma quebrada muito boa. É uma canção de celebração contagiante e genuína.
 
We Are Loved tem uma levada suave de Pop/Moderno, ela vai ganhando camadas no seu decorrer e tem um lirismo bem simples que nos conduzirá para a faixa mais inspirativa do álbum.

All Around Me é outra das faixas 6 estrelas do projeto, cover da Banda de Hard Rock Flyleaf, conduzida unicamente pelo piano e com um leve som de chuva e trovões ao fundo, David Crowder consegue realizar uma de suas maiores façanhas, transformar uma canção que originalmente já era fantástica (e com um Rock bem pesado), dando uma nova roupagem que a deixou mais misteriosa ainda: Minhas mãos estão procurando por você / Meus braços estão abertos para você / Eu sinto você entre meus dedos / Minha língua dança atrás de meus lábios por Você. Aqui ele chega ao ápice de sua interpretação.

Mais um cover, dessa vez é a canção How He Loves, de John Mark McMillan, uma das canções Internacionais mais executadas nos últimos anos. A letra é belíssima e exemplifica o amor de Cristo por nós ao melhor estilo Cantares de Salomão. É a canção mais congregacional do CD, se pegarmos o titulo do Álbum: Música Sacra ou Congregacional, ele na verdade tenta demonstrar que por mais improvável que seja tocar essas canções em culto de domingo, elas carregam uma nova fase da Adoração Moderna: podemos ser criativos, diferentes, sem perder o foco que é de adorar a Deus.


De volta aos sintetizadores e efeitos eletrônicos
Can I Lie Here, inicia a 2ª Parte do álbum, liricamente é bem simples também.

Com uma introdução ao melhor estilo games dos anos 80, Birmingham (We Are Safe), é uma das mais divertidas e contagiantes. Versa sobre a alegria da nossa salvação: O amor veio e estamos seguros / Esperança chegou, e estamos salvos / Estamos nas mãos de Deus.

Church Music - Dance[!], é maravilhosa, com moduladores de voz e uma batida Funky que deixaria TobyMac orgulhoso. Impossível não por um sorriso do rosto ao ouvi-lá.

Com uma levada de bateria única, What A Miracle, também é recheada de detalhes. Realmente será um grande desafio tocar essas canções Ao Vivo preservando o máximo do som original. Com outra das melodias mais divertidas e "chicletes" (grudentas) do projeto, Oh Happiness, realmente canta e vive essa Felicidade: Oh felicidade, Aqui há graça suficiente para nós e toda a raça humana.

Em
"God Almighty, None Compares", os elementos eletrônicos são deixados de lado para dar lugar ao Rock Progressivo, recheado de riffs. A canção é PODEROSA tanto nas letras como no arranjo, há um encaixe perfeito entre ambos. Impossível não sentir e se envolver na atmosfera por ela criada, ainda mais no decorrer do desenvolvimento do solo principal a la "Opera Rock", pra mim o ponto mais radical do CD.

In The End (Oh Resplendent Light), escrita pelo baterista da banda, Bwack, e que encerra o disco, é a prova positiva de que um baterista pode fazer mais do que apenas bater coisas, ele também pode escrever uma jóia de uma canção Pop, com todo o charme e doce para os ouvidos. A canção versa sobre a Esperança no futuro ao lado de Cristo: O nosso corpo morre, mas as nossas almas brilharão / O nosso corpo morre, mas as nossas almas se levantarão / Nós fomos feitos para viver para sempre. Ela dissolve-se em uma coisa dissonante e caótica, então, estamos de volta ao começo de Tudo, de volta a Phos Hilaron (Hail Gladdening Light).

Do álbum eu tenho certeza que gostarão, espero  que também gostem da analise, porque ela deu um trabalhão...rsrs, 
E respondendo a pergunta do 1º paragrafo: Por que demorei tanto pra trazer esse CD? Acho que porque sabia que não poderia apenas postar o link, tinha que fazer essa analise, sabia que faria o Tico e Teco trabalharem muito aqui na minha mente. 

OH HAPPINESS





01. Phos Hilaron (Hail Gladdening Light)
02. Alleluia, Sing
03. The Nearness
04. Shadows
05. Eastern Hymn
06. SMS (Shine)
07. The Veil
08. We Are Loved
09. All Around Me
10. How He Loves
11. Can I Lie Here
12. Birmingham (We Are Safe)
13. Church Music, Dance
14. What A Miracle
15. Oh Happiness
16. God Almighty, None Compares
17. In The End (Oh Resplendent Light)

DOWNLOAD: CHURCH MUSIC



O Church Music também ganhou em 2010, um EP com versões Acústicas dos seus maiores Singles: o Summer Happiness.

01. Alleluia, Sing (Acoustic)
02. How He Loves (Acoustic)
03. Oh, Happiness (Acoustic)
04. Shadows (Acoustic)

Um comentário:

  1. Sem querer entrei no seu blog, e você expressou exatamente o que eu penso desse álbum, é até engraçado. E The Veil foi a primeira música que eu gostei, a minha preferida.

    ResponderExcluir